Como melhorar resultados educacionais, otimizar recursos e gerenciar as rotinas da Secretaria de Educação? O caso da secretaria de educação de Monte Alegre, no Rio Grande do NorteA Secretaria Municipal de Educação de Monte Alegre, no Rio Grande do Norte, realizou a contratação de serviço de suporte para o uso do sistema i-Educar. Como o sistema tem licenciamento livre e está disponível para todos, a rede realizou a instalação por conta própria em 2014. Ao perceber a necessidade de aprofundamento do uso, decidiu pela contratação de um serviço de suporte ao sistema, com oferta de hospedagem, manutenção corretiva, suporte técnico e desenvolvimento de módulos específicos.
A INOVAÇÃOUtilização de sistema de código aberto com contratação de serviço de suporte
A implantação de sistema de código aberto, como o i-Educar, permite autonomia para a gestão municipal, uma vez que afasta a dependência de único fornecedor e garante que a estrutura e dados do sistema pertençam à Secretaria. A contratação do serviço de suporte, após a implementação inicial do sistema, foi uma inflexão importante na gestão, ao trazer para o órgão facilidade na manutenção do sistema e no suporte às escolas.
Órgãos públicos que participaram
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Finanças
Principais desafios
  • Um desafio foi a decisão pela contratação do serviço, uma vez que a rede havia iniciado a implementação com uso de recursos próprios, tendo sido preciso analisar prós e contras.
  • Outro desafio central foi a implantação do projeto junto às escolas e professores, uma vez que representava mudança nas formas de trabalho.
Principais aprendizados
  • A contratação de serviço de suporte para o sistema de gestão escolar de código aberto otimiza as rotinas, uma vez que o serviço é especialista na temática, mas é essencial que o sistema seja estudado antes pela Secretaria e que se produzam decisões de uso pelo órgão que levem a seu uso efetivo. Isto é, o preenchimento de informações e a análise delas deve compor a rotina de trabalho das Secretarias para que o sistema alavanque bons resultados.
Principais Resultados
  • A melhoria da gestão educacional gerou economia de R$2,4 milhões por ano, segundo cálculos da Secretaria, a partir de ampliação da arrecadação do Fundeb em 8%, com a comprovação de alunos matriculados na rede, do aumento de 61% para 95% na ocupação das escolas, permitindo reduzir o número de professores contratado, e da economia de 15% da merenda escolar. A rede pode, então, alocar os recursos em outras necessidades elencadas.
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