Como contratar tecnologias educacionais em escala?
Casos da Ata de Registro de Preços na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria de Gestão, realizou a contratação de tecnologias para apoiar professores na diversificação das suas práticas pedagógicas em português e matemática. Este material tem como objetivo compartilhar principalmente os desafios e aprendizados das secretarias que realizaram pregão eletrônico de uma Ata de Registro de Preços para compra de recursos educacionais digitais, abrindo oportunidade para que não somente a rede estadual, mas também as redes municipais interessadas, pudessem contratar esses recursos.
Como melhorar resultados educacionais, otimizar recursos e gerenciar as rotinas da Secretaria de Educação?
O caso da secretaria de educação de Monte Alegre, no Rio Grande do Norte
A Secretaria Municipal de Educação de Monte Alegre, no Rio Grande do Norte, realizou a contratação de serviço de suporte para o uso do sistema i-Educar. Como o sistema tem licenciamento livre e está disponível para todos, a rede realizou a instalação por conta própria em 2014. Ao perceber a necessidade de aprofundamento do uso, decidiu pela contratação de um serviço de suporte ao sistema, com oferta de hospedagem, manutenção corretiva, suporte técnico e desenvolvimento de módulos específicos.
Como contratar recursos educacionais digitais (edtechs) para educação pública? Casos de uso do Marco Legal de Startups no programa impulsiONar
O Programa ImpulsiONar tem como objetivo apoiar Secretarias Municipais de Educação no desenvolvimento de estratégias de prevenção e redução de defasagens em Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano de sua rede de escolas públicas. A intervenção do programa nas Secretarias parte de um modelo pedagógico, que é colocado em prática nas redes por meio do apoio de organizações educacionais que oferecem serviços de implementação e formação de professores, além de ter a tecnologia (edtechs) como um recurso didático chave. Para fomentar o uso de tecnologia, o impulsiONar também apoia as Secretarias com os procedimentos jurídicos, financeiros e de gestão para testar a utilização de edtechs (recursos educacionais digitais). Três Secretarias Municipais de Educação realizaram, por meio do Marco Legal de Startups, a contratação de recursos educacionais digitais (edtechs) para apoiar professores e estudantes na evolução da aprendizagem de Matemática e Língua Portuguesa.